Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Embaixadora da Finlândia visitou Cabo Verde - Embaixada da Finlândia, Lisboa : Actualidades

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 
Notícias, 09-03-2018

Embaixadora da Finlândia visitou Cabo Verde

A Embaixadora Tarja Laitiainen visitou Cabo Verde na ocasião da apresentação das suas cartas credenciais ao Presidente da República de Cabo Verde, Doutor Jorge Carlos Fonseca, no passado dia 20 de Fevereiro. Durante a visita a Embaixadora visitou também o parque eólico da Cabeólica, cujo segundo sócio é o fundo finlandês para o desenvolvimento, Finnfund.

Fotografia: Presidência da República de Cabo Verde
Texto da fotografia: Embaixadora da Finlândia Tarja Laitiainen apresentou as suas cartas credenciais ao Presidente da República de Cabo Verde, Doutor Jorge Carlos Fonseca, no passado dia 20 de Fevereiro. Na fotografia está também presente a cônsul honorário da Finlândia, Dra. Edeltrudes Neves.<br/>
Embaixadora da Finlândia Tarja Laitiainen apresentou as suas cartas credenciais ao Presidente da República de Cabo Verde, Doutor Jorge Carlos Fonseca, no passado dia 20 de Fevereiro. Na fotografia está também presente a cônsul honorário da Finlândia, Dra. Edeltrudes Neves.
 

As condições eólicas favoráveis de Cabo Verde favorecem uma boa utilização

Texto da fotografia: Embaixadora visitou o parque eólico da Cabeólica, no passado dia 21 de Fevereiro. A acompanhar a Embaixadora, o Presidente da Cabeólica Antão Fortes e a cônsul honorário da Finlândia em Cabo Verde, Edeltrudes Rodrigues Pires Neves.
Embaixadora visitou o parque eólico da Cabeólica, no passado dia 21 de Fevereiro. A acompanhar a Embaixadora, o Presidente da Cabeólica Antão Fortes e a cônsul honorário da Finlândia em Cabo Verde, Edeltrudes Rodrigues Pires Neves.

O projecto eólico criado em Cabo Verde, a produzir actualmente energia eólica em quatro ilhas, caracteriza-se como o primeiro parque eólico de grande envergadura em África. Os quatro parques eólicos da empresa Cabeólica S.A. produzem cerca de 95% da energia eólica de Cabo Verde, dos quais o de maior envergadura, um parque eólico com 11 turbinas, situa-se na ilha de Santiago. Os restantes três estão localizados nas ilhas do Sal, São Vicente e Boa Vista. Na ilha do Sal do total da energia produzida cerca de metade é originária de fontes renováveis e na ilha de Santiago, a produção atingirá cerca de 30% brevemente.

O fundo finlandês para o desenvolvimento, FinnFund, foi o segundo dos grandes financiadores iniciais do projecto. Em 2010, o fundo investiu na Cabeólica, empresa responsável pela construção dos parques eólicos. A produção energética teve início em 2011 e em 2012, a produção estendeu-se às restantes ilhas. Em 2013, a Cabeólica ganhou o prestigiado prémio das energias limpas Ashden Awards. Quando foi inaugurado, o parque eólico produziu cerca de um quarto da produção eléctrica do país. Actualmente, o parque eólico representa cerca de 18-19% da produção de electricidade. A alteração deve-se ao aumento do consumo energético, cujas necessidades foram satisfeitas através de recurso a outras formas de energia.

O papel do Finnfund tem sido significativo neste projecto pioneiro de energia eólica de grande envergadura em África, que tem vindo a merecer ampla atenção pública positiva. Para além do financiamento, e durante a fase de construção, o FinnFund participou igualmente no desenvolvimento da empresa e na sua administração. Houve mais participação finlandesa no arranque do projecto, sendo que nos primeiros três anos, a presidência da empresa terá ficado a cargo do finlandês Herrko Lehdonvirta.

Imprima esta página

actualizados 09-03-2018


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto